Fisioterapia Geriátrica


O objetivo aqui é a prevenção e a reabilitação do paciente idoso.
Diversos recursos são utilizados dentro da Fisioterapia Geriátrica, sendo o principal a Cinesioterapia, que nada mais é do que um conjunto de atividades e exercícios terapêuticos. Dessa forma, consegue-se efeitos positivos sobre:

- amplitude de movimento;
- força muscular;
- coordenação motora;
- equilíbrio;
- flexibilidade;
- consciência corporal;
- marcha (caminhar);
- resistência respiratória;
- independência.



_______________________________________________________________________________
          
Além de todas as limitações comuns aos idosos, também existe a maior propensão aos problemas respiratórios e ao desenvolvimento de quadros de insuficiência respiratória, os quais podem se demonstrar por meio de falta de ar, cansaço, secreções retidas e infecções respiratórias.
A Fisioterapia Respiratória na Geriatria é o meio utilizado para manter ou promover a melhora da função pulmonar, utilizando técnicas manuais e/ou o auxílio de equipamentos, exercícios ativos, ativo-assistidos ou passivos.


De um modo geral, o objetivo é favorecer a capacidade ventilatória, ou seja, tornar o mais eficiente possível a entrada e a saída de ar dos pulmões e a melhor troca gasosa, tentando dar a maior qualidade de vida possível ao paciente idoso.

_______________________________________________________________________________

Outro ponto positivo na Fisioterapia Geriátrica, é a socialização e distração que o idoso terá ao se locomover até o local do tratamento e ao conversar com outros pacientes que estejam por perto, além do relacionamento amigável com o Fisioterapeuta. Além de tratar o corpo, o idoso trata a mente e o humor, e muitas vezes rejeita a alta só pelo prazer que sente ao estar junto daquelas pessoas que o acompanharam durante todo o tempo de tratamento.


Fonte: Fisioterapia Geriátrica