segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cesária ou Normal?

Já é enorme a banalização do parto do tipo cesária no Brasil. Grande parte das futuras mamães desconhecem as vantagens do parto normal e muito menos os perigos que podem ocorrer em uma cirurgia, como é o caso da cesariana. A maioria não quer sentir dor. Mas também tem muitas mulheres que desejam ter seus filhos de forma natural, mas que não conseguem, seja por acatar os convencimentos de seus médicos, ou por não ser mesmo possível, por falta de dilatação ou outras complicações, casos esses onde a cesárea é sim, bem vinda.
Recentemente um filme/documentário foi produzido para falar sobre isso. O nome é O Renascimento do Parto, que tem os depoimentos do ator Márcio Garcia e de sua esposa, e trata dessas questões com muita clareza, mostrando bem qual é a verdadeira intenção para a realização de tantas cirurgias do tipo cesariana.

Vocês podem ver o trailer do filme aqui:



Acessem e vejam a realidade obstétrica no nosso país. É uma verdadeira vergonha.
Recentemente saiu uma entrevista com uma das idealizadoras do filme, Érica de Paula, na Revista TPM. Para ler na íntegra, é só clicar neste link: http://revistatpm.uol.com.br/entrevistas/o-renascimento-do-parto.html

Eu, como Fisioterapeuta e responsável pela saúde humana, sou absolutamente contra a cesariana, a não ser em casos de urgência e extremamente necessários.
A cesária é uma cirurgia completamente invasiva, e como tal deve ser evitada. E, para as futuras mamães que têm medo da dor, existe a anestesia peridural, muito utilizada em partos normais. O parto natural é, como diz o nome, NATURAL, normal, saudável para a mãe e, principalmente, para o bebê. Ele é essencial para a primeira formação de anticorpos do neném ao passar pela vagina, pela pressão causada em todo o seu segmento neural no momento da expulsão, massageia os músculos da face que irão auxiliar nas primeiras mamadas, entre muitas outras coisas mais. Além disso, o parto normal acontece quando o BEBÊ está preparado para vir ao mundo, e não quando o médico quer que ele venha. O neném só pede para nascer quando está totalmente formado e pronto, quando seus pulmões estão aptos para respirar no novo mundo que o espera. Um neném que é retirado antes da hora, não está pronto e pode ter problemas respiratórios ao nascer.
Outra coisa ruim da cesárea são as manobras agressivas feitas pelo médico para tirar o feto da barriga da mãe. Muitos desses "puxões" e pegadas de qualquer jeito, na maioria das vezes levam a tensões no corpo do neném, as quais podem levar a torcicolos congênitos, choros e noites mal dormidas, regurgitações, ou futuras deformidades em seus corpos, como hipercifoses ou escolioses.

Vocês podem ver abaixo uma figura onde os números explicam um pouco sobre isso:



Portanto, futura mamãe, pense bem antes de decidir sobre a vida do seu filho. Se quer tê-lo de forma natural ou não. Pesquise, se informe, e não caia em conversas de alguns médicos que só querem fazer cesárias para lucrar! Fiquem atentas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário