terça-feira, 4 de junho de 2013

Cirurgias plásticas: a perfeita ilusão de um corpo perfeito

Nos últimos anos, estamos sendo bombardeados por apelos sobre o corpo perfeito, com abdômen sem gorduras, seios fartos e glúteos torneados. Porém, muitos indivíduos não optam por uma prática regular de atividade física, com acompanhamento especializado, e reeducação alimentar.
Existe uma enorme parcela da população que lança mão de cirurgias plásticas com características estritamente estéticas, contudo, essas abordagens acabam com a continuidade tecidual do corpo, prejudicando a globalidade e, consequentemente, a capacidade de dissipar as tensões, além de impor ainda mais informações nocivas ao organismo, uma vez que toda cicatriz retrai o tecido circundante, o qual transmite para regiões à distância, podendo gerar desvantagens mecânicas para músculos, ligamentos e articulações, além de influências sobre as pressões nas cavidades corporais (pélvica, abdominal e torácica).
A abdominoplastia é um exemplo clássico da busca por um abdômen mais belo, entretanto, a retração imposta pelo processo cirúrgico e, posterior cicatrização, tensionará todo o corpo de maneira centrípeta para a região da fixação cirúrgica. Tal retração impõe um enrolamento ao corpo, gerando inversão da curvatura lombar, retroversão pélvica, além das influências à distância sobre toda a coluna vertebral e aos membros inferiores.
As alterações biomecânicas e tensionais são responsáveis por manter o corpo e suas cadeias musculares em trabalho árduo e com grande gasto energético para se adaptar ao desequilíbrio imposto, o qual será responsável pela fadiga, hipotrofia e desgastes dos tecidos e articulações, sendo denominadas clinicamente de lombalgia, cervigalgia, cefaléia e, até mesmo, artrose, além de toda influência que existe sobre as funções orgânicas (constipação, gastrite, refluxo gastroesofágico, entre outras).
Assim, torna-se óbvio que as cirurgias plásticas são extremamente nocivas ao corpo, e devem ser a última opção de abordagem clínica para qualquer que seja a indicação, principalmente sob o ponto de vista estético, pois as repercussões são imensas e de consequências devastadoras para a saúde corporal.
O Método Busquet realiza um trabalho voltado para a análise das tensões corporais globalmente, a fim de detectar a origem do problema e combater as queixas clínicas de modo eficaz, porém o paciente deve ser consciente e manter hábitos de vida saudáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário